Warren Zaire-Emery: prodígio francês fez história na Champions e já é de Jorge Mendes
Com 16 anos e 343 dias, o médio tornou-se no mais jovem de sempre a ser titular num jogo da fase a eliminar da Liga dos Campeões, juntando mais um recorde de precocidade a uma lista que já é longa.
Corpo do artigo
Apesar da derrota, que complica muito a vida do Paris Saint-Germain na eliminatória com o Bayern Munique, a primeira mão dos oitavos de final, no dia 14 de fevereiro de 2023, dificilmente será esquecida por Warren Zaire-Emery. E daqui a alguns anos haveremos de lembrar que foi nesse dia que o craque francês, com raízes em Martinica, se mostrou na maior competição de clubes do Mundo.
Antes de fazer história na Liga dos Campeões, Zaire-Emery já tinha feito história no PSG, ao qual chegou em 2014, depois de se destacar em Aubervilliers, nos arredores da capital francesa, onde começou a jogar com quatro anos. Em agosto de 2022, tornou-se no mais jovem a disputar um jogo oficial pelo clube (16 anos e 151 dias), confirmando a tendência que o acompanhou desde sempre: jogar em escalões acima da sua idade.
Quando foi lançado por Mauricio Pochettino, nesse jogo frente ao Clermont, já Warren Zaire-Emery tinha despertado o interesse da "entourage" de Jorge Mendes, que rapidamente viu no jovem médio um potencial craque do futuro, daqueles de marcar uma era, quem sabe um próximo Cristiano Ronaldo. Consta que Vitinha, médio português do Paris Saint-Germain que também é representado por Jorge Mendes, terá comentado com o empresário que Zaire-Emery "é um alien". Ou seja, de outro mundo. Em março de 2022, Zaire-Emery passou a ser representado por Jorge Mendes.
Entre os recordes de precocidade constam também o de ser o mais jovem a ser titular pelo PSG, o mais novo a jogar de início num jogo do campeonato e o mais jovem a marcar um golo pelo clube, com 16 anos e 330 dias.
Com contrato válido até junho de 2025, é provável que nos próximos tempos o PSG invista mais uns milhões para segurar o prodígio que ganha espaço entre Messi, Neymar, Mbappé e companhia.