Futebol

Emídio Rafael (Académica) é reforço do F. C. Porto por três épocas

Emídio Rafael (Académica) é reforço do F. C. Porto por três épocas

O F. C. Porto garantiu os serviços do defesa-esquerdo Emídio Rafael, da Académica, por três temporadas. Em troca, pela aquisição do internacional sub-23, que já foi treinado por André Villas-Boas, os portistas devem ceder o ganês David Addy à Briosa.

A não titularidade de Addy,  e o recurso, para o lugar de lateral-esquerdo ao júnior Bacar, no onze inicial, no jogo treino F. C. Porto-Tourizense, foi já um indício que os dragões estavam carenciados nesse posto, de momento sem Álvaro Pereira e Fucile, ambos com jogo, hoje, no Mundial, pelo Uruguai.

Os azuis e brancos foram às compras e a escolha recaiu em Emídio Rafael, internacional sub-23 português e conhecido por Villas-Boas, na sua recente passagem por Coimbra. O contrato é válido por três épocas, segundo o JN apurou. Embora sem confirmação oficial, as contrapartidas devem passar pela cedência de Addy aos estudantes, mais o pagamento de uma verba abaixo de 500 mil euros, valor da cláusula de rescisão do atleta.

Consumado o negócio, é natural que Emídio Rafael, formado nas camadas jovens do Sporting, siga para o estágio portista, na Alemanha. Mais perto também de o poder fazer terá ficado Kléber, do Marítimo. O presidente maritimista, Carlos Pereira, não confirmou o acordo, mas as últimas notícias davam conta de avanços entre o F. C. Porto e os madeirenses, pelo que o dianteiro estará em vias de reforçar os dragões, ao contrário de Walter, encaminhado para a Ucrânia. Entre o F. C. Porto e o Shakhtar, o Internacional optou por vender Walter aos ucranianos.

Ontem, ao fim da manhã, após reunir com os dirigentes, o atacante disse que estava tudo certo e só faltava assinar uns papeis. Ao JN, confirmou que vai apresentar-se em Donetsk na próxima semana para um contrato de cinco épocas.

Para o Nacional da Madeira foi o ponta-de-lança Orlando Sá. Hoje estará na apresentação da equipa insular. Outro empréstimo confirmado é o do ponta-de-lança Rui Pedro ao Leixões..
No mercado está  Diego Valeri e para continuar na Europa. O médio argentino não vingou com Jesualdo Ferreira e ficou fora dos planos de Villas-Boas. Há mais opções, mas o Almería é o melhor posicionado para acolher Valeri, numa situação a resolver em breve com o presidente do clube espanhol, Alfonso García´.

ver mais vídeos