O sorteio do Open da Austrália foi adiado momentos antes da hora marcada, numa altura em que se aguarda uma decisão sobre a possível deportação do tenista sérvio e atual número um mundial da modalidade, Novak Djokovic.
Corpo do artigo
"O sorteio oficial do Open da Austrália foi adiado até novo aviso", disseram os organizadores do torneio.
Uma das possíveis razões para o atraso tem a ver com a incerteza sobre a participação de Djokovic, que aguarda um anúncio do Ministro da Imigração australiano, Alex Hawke, sobre a sua possível deportação.
O jogador sérvio, envolvido em polémica por assumir posições antivacinação contra o SARS-CoV-2 e à espera de autorização para participar no Open da Austrália, admitiu a prestação de informação falsa no preenchimento da declaração de entrada na Austrália.
O sérvio, que em dezembro testou positivo à covid-19, admitiu igualmente ter dado uma entrevista presencial em Belgrado, ignorando o período obrigatório de 14 dias de quarentena para os infetados.
A primeira-ministra sérvia, Ana Brnabic, avisou na quarta-feira que se houve desrespeito do tenista pelas normas de combate à pandemia de covid-19, isso constitui uma "violação grave" das leis daquele país.
Djokovic, após uma primeira decisão judicial favorável à sua libertação do centro de confinamento em Melbourne, já está a treinar, mas pode vir a enfrentar nova decisão de cancelamento do visto e eventual deportação.