As acções da Cimpor dispararam 9,88 por cento na abertura da sessão, depois do anúncio do lançamento de uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) lançada pela empresa brasileira Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).
Corpo do artigo
Depois de terem estado suspensas de negociação em bolsa, às 09:06 as acções da Cimpor estavam a subir 10,54 por cento e valiam já 6,041 euros (mais do que os 5,75 euros oferecidos pela OPA).
" mesma hora, a Teixeira Duarte, maior accionista da cimenteira portuguesa, acompanhava os ganhos da Cimpor, com as acções a valorizarem 10,16 por cento, para 1,03 euros.
A CSN anunciou hoje o lançamento de uma OPA sobre a totalidade do capital da Cimpor, oferecendo 5,75 euros por cada acção.
A empresa brasileira esclareceu, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), que a operação visa as 672 milhões de acções representativas da totalidade do capital social da Cimpor.
"A OPA é juridicamente não solicitada, mas não é hostil. Estamos completamente abertos a trabalhar com os accionistas que queiram continuar connosco", disse uma fonte oficial da empresa brasileira ao Diário Económico e ao Jornal de Negócios.
Na sequência deste anúncio, a CMVM suspendeu a negociação das acções da empresa portuguesa até às 09:00.
Os títulos da Cimpor fecharam na quinta-feira a cotar nos 5,47 euros.