As Águas de Portugal anunciaram hoje, segunda-feira, que venceram um contrato para assistência técnica à Direcção Nacional de Água e Saneamento de Angola, no valor de cerca de 5 milhões de euros, a decorrer nos próximos três anos e meio.
Corpo do artigo
"O contrato faz parte de um programa de apoio ao desenvolvimento institucional deste sector no país e é financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento no âmbito da cooperação União Europeia/República de Angola", disse à agência Lusa fonte oficial da AdP -- Águas de Portugal.
O objectivo do contrato visa tornar "os serviços de águas mais eficazes e sustentáveis", no quadro da melhoria das condições de vida em Angola, adiantou a mesma fonte.
Nos próximos três anos e meio, a empresa vai actuar no terreno fornecendo serviços de assistência que apoiem as entidades responsáveis pelo sector na estruturação e organização dos serviços de gestão de água e também a descentralização para as zonas rurais angolanas.
O contrato, na área dos recursos humanos, prevê o apoio à formação e organização dos quadros, permitindo que sejam capazes de fornecer um padrão de qualidade de serviço adequado às necessidades da população.
"Para melhorar a qualidade da água doméstica, será criado um sistema de monitorização e controlo da qualidade, complementado com programas de promoção de higiene e saúde junto das famílias", disse a fonte da AdP.
Este contrato de assistência técnica à DNAS Direcção Nacional de Água e Saneamento de Angola, financiado pela Comissão Europeia, enquadra-se no Programa de Desenvolvimento do Sector das Águas -- PDSA (2004-2016), que pretende assegurar o bem-estar e contribuir para melhoramentos na saúde pública, através de um acesso generalizado a serviços adequados de abastecimento de água e da recolha e tratamento de águas de esgoto.
O desafio global é reduzir para metade, até 2015, a proporção da população que não tem acesso no país ao serviço de águas, como definido pela Cimeira das Nações Unidas e consagrado nos Objectivos de Desenvolvimento para o Milénio.
O grupo AdP abriu recentemente uma sucursal em Angola para apoiar os serviços de assistência técnica que irá prestar no quadro do contrato com a DNAS, estando igualmente equacionada a possibilidade de vir a participar noutros contratos de gestão ou ao nível da prestação de serviços de assistência técnica no mercado angolano.
O grupo AdP -- Águas de Portugal tem por missão conceber, construir, explorar e gerir sistemas de abastecimento de água, de saneamento de águas residuais e de tratamento e valorização de resíduos, num quadro de sustentabilidade económica, financeira, técnica, social ambiental.
A holding AdP integra participações em 45 empresas, entre as quais a Empresa Pública de Águas de Lisboa (EPAL), 21 sociedades gestoras de sistemas de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais, 11 gestoras de sistemas de tratamento e valorização de resíduos sólidos urbanos, uma empresa na área das energias renováveis e uma empresa com operação em Moçambique.