A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou, esta quarta-feira, que a Alemanha "enviou mais uma vez, um forte sinal à Europa e ao mundo", ao aprovar no Tribunal Constitucional o Mecanismo de Estabilidade Europeu e do Tratado Orçamental.
Corpo do artigo
Com o acórdão pronunciado, esta quarta-feira, em Karlsruhe, a Alemanha "assumiu assim decididamente as suas responsabilidades como maior economia europeia e parceiro fiável na Europa", acrescentou a dirigente democrata-cristã, na abertura do debate parlamentar sobre o Orçamento do Estado para 2013.
As decisões dos últimos meses sobre as ajudas europeias na Alemanha foram aprovadas por grande maioria nas duas câmaras do parlamento, lembrou a chanceler, "e hoje o Tribunal Constitucional, guardião da nossa Lei Fundamental, foi no mesmo sentido, abrindo caminho ao mecanismo Europeu de Estabilidade e ao Tratado Orçamental".
Merkel disse ainda que o tribunal de Karlsruhe tomou a decisão "precisamente no mesmo espírito que ela própria tem professado, "o da cooperação de todas as instituições de poder na Alemanha, sobretudo com o parlamento".
A chefe do Governo alemão sublinhou ainda que o reforço dos direitos das duas câmaras parlamentares como condição para o Tribunal Constitucional aprovar o Mecanismo de Estabilidade Europeu (MEE) e o Tratado Orçamental "dá a todos, tanto ao parlamento como aos contribuintes, garantias importantes para o rumo a seguir para superar a crise europeia.