A Associação Nacional de Transportadores Rodoviários de Pesados de Passageiros propôs ao Governo um aumento dos preços dos transportes para 2011, "claramente acima da inflação", para acomodar a subida do preço dos combustíveis.
Corpo do artigo
"Fizemos ver ao Governo a necessidade de fazer uma actualização claramente acima da inflação [2,2%] para acomodar aquilo que têm sido as variações brutais dos combustíveis nos últimos meses e que vão continuar a acontecer", disse à Agência Lusa o presidente da Associação Nacional de Transportadores Rodoviários de Pesados de Passageiros em Portugal (ANTROP), Luís Cabaço Martins, sem precisar o valor proposto para a actualização.
"Não bastará uma actualização normal ao nível da inflação esperada de 2,2%. Estamos a falar de uma proposta claramente acima desses valores para acolher as variações dos combustíveis", acrescentou o responsável, afirmando estar a aguardar a "decisão política".
De acordo com o presidente da ANTROP, o combustível "já pesa mais de 30% na estrutura de custos das empresas de transportes".
Contactada pela Lusa, fonte oficial do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações disse que "o valor [da axtualização dos preços para 2011] está a ser ponderado".
"Se o Governo não tem dinheiro para compensar o custo social dos transportes tem de acolher estas nossas preocupações quando decide as axtualizações tarifárias", concluiu o presidente da ANTROP.
A 1 de Julho, os transportes públicos aumentaram, em média, 1,2%.