A Autoeuropa decidiu que 24 de Novembro, data da greve geral, será "um dia de não produção", de modo a minimizar o impacto no aprovisionamento dos fornecedores.
Corpo do artigo
"Com o objectivo de minimizar os efeitos previsíveis da quebra de aprovisionamento dos seus fornecedores e as dificuldades logísticas criadas por irregularidades no funcionamento dos serviços públicos no próximo dia 24 de Novembro, a Volkswagen Autoeuropa decidiu que esse será um dia de não produção", refere a empresa em comunicado.
Para quinta-feira está marcada uma greve geral conjunta da CGTP e UGT para protestar contra as medidas de austeridade.
A Autoeuropa acrescenta ainda que no dia da paralisação será dada aos colaboradores a "opção de solicitarem à empresa o gozo de um dia de férias, compensação por hora extra ou de um 'down day', dia de não produção, uma das ferramentas de flexibilidade laboral que existe na empresa desde 2003".
A fabricante de automóveis com sede em Palmela explica que esta decisão tem como objectivo "minimizar os inconvenientes" resultantes do eventual encerramento de escolas e de serviços de apoio social, bem como a quebra de serviços de transporte público.
A Volkswagen Autoeuropa espera também "anomalias" na cadeia de fornecimento de componentes de origem nacional, as quais, "atendendo aos sistema de aprovisionamento 'just in time' praticado pela fábrica, poderiam provocar perturbações e atrasos no fluxo normal de produção da linha de montagem final".
A unidade de Palmela do grupo Volkswagen produz os modelos Sharan, Eos e Scirocco e o SEAT Alhambra.