Banco Central Europeu empresta 489 mil milhões de euros aos bancos da zona euro
O Banco Central Europeu acordou emprestar um total de 489190,75 milhões de euros a 523 bancos da zona euro, à taxa de juro fixa de um 1%, a um prazo de três anos.
Corpo do artigo
O montante a conceder pela autoridade monetária europeia é superior à previsão avançada dos economistas contactados pela agência de notícias financeira Bloomberg que estavam a prever que o Banco Central Europeu (BCE) emprestasse 283 mil milhões de euros. O montante concedido pelo BCE superou o recorde estabelecido a 24 de Junho de 2009.
Segundo a Bloomberg, trata-se da "última tentativa" até ao final do ano para manter a fluidez do crédito à economia numa fase em que a banca na zona euro se confronta com a crise da dívida soberana.
A taxa de juro dos fundos atribuídos tem uma taxa juro fixa de um 1%, igual à taxa de referência do BCE (Refi), mas para um prazo de três anos.
A 24 de Junho de 2009 a autoridade monetária europeia emprestou 442,240.5 milhões aos bancos da zona euro, naquele que foi o primeiro leilão de liquidez a um ano, tendo participado 1121 bancos.
No início de Dezembro passado, o presidente do BCE, Mário Draghi, anunciou que o Banco Central Europeu (BCE) ia fazer duas operações de refinanciamento a três anos, à taxa fixa, resgatáveis passado um ano.
Assim, o BCE vai realizar outra operação deste tipo a 20 de Fevereiro de 2012.