O Banco Central Europeu suspendeu, esta terça-feira, a aceitação de títulos de dívida da Grécia como garantia para os bancos, na sequência da decisão da agência de rating Standard & Poor de descer a notação daquele país para "incumprimento seletivo".
Corpo do artigo
"O conselho do Banco Central Europeu (BCE) decidiu suspender temporariamente a elegibilidade dos instrumentos de dívida transacionáveis emitidos ou garantidos pela República Helénica para uso como garantia nas operações de política monetária do eurosistema", anunciou o BCE, em comunicado hoje divulgado.
A agência Standard & Poor reagiu terça-feira à noite ao lançamento, por Atenas, de uma operação de troca de parte da sua dívida nas mãos de credores, com o objetivo de reduzir a fatia de dívida detida por bancos e fundos de investimento e aliviar o peso do défice grego.
Face a esta decisão, a S&P baixou a classificação da Grécia, a curto e longo prazo, para o nível de "incumprimento seletivo".
A agência de rating admitiu que, quando a troca da dívida estiver concluída, pode elevar a classificação da Grécia para 'CCC'.