O "Pinguim Café" lançou uma campanha de angariação de fundos através do MB Way para tentar colmatar algumas das despesas do bar, na Rua de Belmonte, no Porto, e que, face à crise provocada pela pandemia de covid-19, estão a ser difíceis de cobrir.
Corpo do artigo
A situação estende-se a todo o setor de restauração e bebidas da cidade, que já obrigou ao fecho de algumas casas, revelou António Fonseca, presidente da Associação de Bares da Zona Histórica do Porto.
Para Paulo Pires, proprietário do "Pinguim", a campanha serviu para perceber "se os clientes achavam que valia a pena lutar". Os muitos donativos, confessa, deram um grande "alento" à equipa de cinco trabalhadores.
Os donativos, sempre que sejam acima dos cinco euros, são convertidos em vouchers. "A maior parte queria prescindir disso", revelou o empresário. Certo é que a adesão deu motivação à equipa, que viu o horário de trabalho reduzido por conta das regras impostas para controlar a pandemia.
"Há até uma senhora que vinha cá todas as segundas-feiras beber um copo. A bebida custava 8,5 euros. Todas as segundas ela tem mandado esse dinheiro, mesmo sem vir cá consumir", conta Paulo Pires, agradecido pela motivação.
Mas despesas continuam e, embora a campanha ajude a cobrir algumas delas, não será a "salvação" do negócio. Por isso mesmo, António Fonseca reclama apoios do Governo que, clarifica, terão de ser " a fundo perdido".
"apoios em concreto"
"Todos os dias há confusão com os horários. É preciso cobrir as despesas para evitar o agravamento do desemprego e a desertificação das cidades e até abandono de alguns edifícios que foram reabilitados", alerta o presidente da associação do setor, que pede "apoios em concreto".
"Face aos encargos permanentes, como rendas, despesas com água, luz, salários, licenças, etc., o lay-off simplificado não é suficiente", afirma.
No "Pinguim", conta Paulo Pires, o espaço é municipal e a Câmara reduziu em 50%, no primeiro confinamento, o valor da renda. Apesar da ajuda, o bar continua a ter quebras de receita, faturando "apenas um quarto" do que faturava antes.
Como ajudar
Os donativos podem ser feitos para o 916 048 413, por MB Way. O número está associado à conta do estabelecimento e não a uma conta pessoal. A partir dos cinco euros, quem fez o donativo recebe um voucher consumível (até dezembro de 2022) e uma carta de agradecimento.
Horário
O bar funciona às segundas das 20 às 22.30 horas. Às quintas e sextas abre às 17 horas.