BE lembra que há menos 100 mil portugueses empregados e 10 mil a emigrar por mês
A deputada do BE Mariana Aiveca lembrou, esta quinta-feira, que há menos 100 mil portugueses empregados em relação há um ano e que 10 mil emigram todos os meses, após se conhecerem dados do Instituto Nacional de Estatística.
Corpo do artigo
"Comparando também a taxa de desemprego, ou seja, as pessoas que estão a trabalhar, verificamos que, face a 2012, também há menos 100 mil pessoas a trabalhar", afirmou a parlamentar bloquista nos Passos Perdidos do Parlamento.
O BE disse que a descida do desemprego tem de ser lida à luz da "taxa de emigração, que galopa, naturalmente", sublinhando que há "cerca de 10 mil pessoas que abandonam o país, por mês".
"O Governo pode fazer daqui um grande alarido, dizendo que o desemprego está a descer, contrariando as suas próprias previsões, mas qualquer leitura tem de ter sempre a abordagem da população empregada", disse Mariana Aiveca, reforçando que os números "têm de ser vistos de uma forma integrada e não desgarrada".
A taxa de desemprego em Portugal foi de 15,6% no terceiro trimestre, 0,8 pontos percentuais abaixo do trimestre anterior e menos 0,2 pontos que no mesmo período de 2012, segundo INE.
Os resultados do Inquérito ao Emprego do INE, entre julho e setembro, indicam uma população desempregada de 838,6 mil pessoas, o que representa uma diminuição homóloga de 3,7% e uma diminuição trimestral de 5,3% (menos 32,3 mil e menos 47,4 mil pessoas, respetivamente).
Já a população empregada foi de 4,55 milhões de pessoas, o que traduz uma diminuição homóloga de 2,2% e um aumento trimestral de 1,1% (menos 102,7 mil e mais 48 mil pessoas, respetivamente).