As informações de que Paris e Berlim estão a negociar uma Europa a duas velocidades "é totalmente falsa", assegurou, esta quinta-feira, um porta-voz do governo alemão.
Corpo do artigo
O executivo de Angela Merkel garante que não está a negociar com Nicolas Sarkozy uma divisão na Zona Euro, na qual seria formado um núcleo constituído por França, Alemanha e Benelux (Bélgica, Holanda e Luxemburgo).
"Isso é totalmente falso", frisou um porta-voz do Ministério alemão das Finanças, quando questionado sobre as informações reveladas na Imprensa.
Em comunicado, o ministério alemão recorda que o chefes de Estado e de governo da União Europeia pediram, a 26 de Outubro, aos presidentes da Comissão Europeia e do Eurogrupo que elaborassem um plano para o fortalecimento da Zona Euro, incluindo alterações aos tratados europeus.
"Todos os rumores que vão além disso são falsos", assegura o comunicado alemão.
O jornal "El País" noticiou que altos funcionários e especialistas dos governos francês e alemão estão a estudar e a negociar com os parceiros do Benelux (Holanda, Bélgica e Luxemburgo) a criação de um "núcleo duro" dentro da UE.
Citando "fontes conhecedores das conversações", o jornal espanhol refere que se trata de uma estratégia que pode levar a alterações ao Tratado de Lisboa para formalizar uma "Europa a duas velocidades".