(Situação às 16 horas) - O principal índice da praça portuguesa, o PSI 20, segue a cair 1,55% para 7.041,63 pontos, depois de já ter estado a transaccionar em alta.
Corpo do artigo
Depois das fortes quedas da manhã, acima dos 6%, a bolsa portuguesa recuperou e ao final da manhã esteve mesmo em terreno positivo, a ganhar 1%.
Agora, entre as 20 cotadas no índice de referência português, 17 seguem a desvalorizar, duas a subir e uma está estável.
A liderar as descidas está a Mota-Engil, que perde 5,46% para 2,60 euros.
Na banca, o BCP é quem mais desvaloriza, 2,39% para 0,66 euros, segue-se o BES a cair 2,93% para 3,17 euros, e o BPI que recua 2,70% para 1,62 euros.
A maior subida pertence à Brisa, de 1,94% para 5,25 euros.
Entre as principais praças europeias, só Londres segue a subir, ganhando 0,01%. Atenas valorizava 0,94%.
Os mercados em toda a Europa têm estado a ser penalizados pelos investidores face aos receios de incumprimento da Grécia, caso a União Europeia e o Fundo Monetário Internacional não desbloqueiem os 45 mil milhões de euros de ajuda pedidos pelo governo grego, o que poderia pôr em risco toda a zona euro.
Ontem, terça-feira, a Standard & Poor's baixou o 'rating' da dívida portuguesa, de A+ para A-, e foi revista igualmente em baixa a notação da CGD para A-.
Por sua vez, a Standard & Poor's cortou os 'ratings' dos principais bancos em Portugal, entre os quais se conta o BPI e o BES, para A-, respectivamente. Já o BCP viu a sua notação descer de AA- para BBB+.
A queda dos mercados, em consequência do aumento do risco da dívida portuguesa, levou Teixeira dos Santos a exortar à união dos partidos perante o "ataque especulativo" dos mercados a Portugal. O ministro das Finanças esteve esta manhã em S. Bento, para a uma reunião a sós com José Sócrates, antes do encontro do primeiro-ministro com o líder do PSD.
Pedro Passos Coelho reuniu depois com o primeiro-ministro e, no final do encontro, José Sócrates anunciou a cooperação entre o Governo e o PSD e a antecipação de algumas medidas do Programa de Estabilidade e Crescimento.