A Comissão Europeia classificou, esta terça-feira, como um desenvolvimento "muito positivo" para a zona euro a cimeira que vai hoje decorrer em Paris entre o presidente francês Nicolas Sarkozy e a chanceler alemã Angela Merkel.
Corpo do artigo
"É muito positivo que a Franca e a Alemanha realizem hoje esta cimeira", disse o porta-voz da Comissão Europeia, Olivier Bailly.
"Veremos, esta noite, qual será o resultado desta cimeira e o que terá se ser decidido pelos outros Estados", acrescentou, referindo que a comissão "tem vindo a insistir, há muitos anos, na melhoria" da governação económica da zona euro .
Olivier Bailly deu como exemplos as propostas feitas no ano passado pelo comissário europeu para os Assuntos Económicos e Monetários, Olli Rehn, e a decisão dos estados da zona euro , em Julho, de dar até ao final de Outubro para que os líderes da moeda única apresentem uma "governação reforçada".
Bailly, no entanto, desvalorizou a possibilidade de, da cimeira desta terça-feira, sair um apoio à criação das Eurobonds -- a emissão conjunta de títulos de dívida da globalidade da zona euro .
"Não temos a certeza de que o debate político na Europa esteja pronto para um desenvolvimento tão concreto", referiu o porta-voz.
Bailly afirmou que o comissário Olli Rehn vai realizar um relatório sobre a viabilidade das Eurobonds "mal o Parlamento Europeu e o Conselho adoptem a legislação" prevista originalmente para reforçar o Pacto de Estabilidade e Crescimento da União Europeia, e que inclui limites à dívida e aos défices, e que Sarkozy e Merkel querem agora ver reforçados.