O CDS-PP defendeu hoje que o Governo deve dar explicações aos portugueses sobre o plano de recapitalização da Caixa Geral de Depósitos e vai chamar o ministro das Finanças à comissão permanente do parlamento de 08 de setembro.
Corpo do artigo
5353861
"Agora que há um acordo com a Comissão Europeia é fundamental que o Governo venha dar uma explicação aos portugueses sobre o que é que vai acontecer no plano da Caixa Geral de Depósitos. Por isso mesmo chamaremos o Governo à próxima reunião que vai acontecer no dia 08 de setembro aqui no plenário da Assembleia da República", disse aos jornalistas o deputado Pedro Mota Soares, nos Passos Perdidos da Assembleia da República.
Na opinião do centrista, são precisas "explicações sobre o que é que este acordo contém" questionando, por exemplo, se vai haver redução de balcões, de funcionários ou se vai ser vendida uma parte do negócio do banco público.
"O Governo já acordou com Bruxelas, mas ainda não disse em Portugal o que é que acordou. Deve ser o ministro das Finanças a vir ao parlamento explicar o que é vai acontecer na Caixa Geral", referiu.
"Não deixa de ser muito curioso que é um Governo do PS, com o apoio do PCP e do BE, que admite uma injeção de capital privado na própria CGD e também queremos perceber como é que isso vai acontecer", referiu ainda.
PS louva "grande conquista do Governo e do país"
O porta-voz do PS enalteceu hoje a "grande conquista do Governo e do país" face ao acordo com a Comissão Europeia para a recapitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD), em declarações à Lusa.
"Aquilo que foi conseguido foi a manutenção da Caixa em mãos 100% públicas e um programa de reestruturação e de recapitalização que lhe permitirá atuar no mercado e ser um banco sólido. É uma grande conquista do Governo e do país", disse João Galamba.
O deputado socialista adiantou ainda ter "a informação" de que "esta recapitalização da Caixa não será tida em conta em termos de metas orçamentais e de cumprimento do Procedimento por Défice Excessivo", considerando-a igualmente "uma excelente notícia".