Os quatro pontos para pagamento de portagens eletrónicas por veículos de matrícula estrangeira nas antigas Scut, instalados junto a fronteiras, registaram na quarta-feira e nas primeiras 14 horas desta quinta-feira um total aproximado de 3500 transações.
Corpo do artigo
De acordo com informações dadas à Lusa por fonte da empresa Estradas de Portugal (EP), 90% destas transações dizem respeito ao sistema Easy Toll, implementado no verão, fazendo agora a sua estreia em férias da Páscoa.
No mesmo período do ano passado, foram totalizadas (nos dois dias) 853 adesões ao sistema anteriormente em vigor para estrangeiros nas antigas Scut (Sem Custos para o Utilizador).
Este ano, foram registadas mil adesões na quarta-feira e hoje, até ao princípio da tarde, esse número já ascendia a 2500.
O novo sistema Easy Toll permite aos condutores de veículos com matrícula estrangeira a sua associação a um cartão bancário, apenas pela sua passagem, sendo válido pelo período de um mês. As passagens nas antigas Scut, que funcionam com portagens eletrónicas, passam a ser debitadas nessa conta, durante esse período de tempo.
A empresa pública acrescenta que até às 14.00 horas de hoje foi em Vilar Formoso (A25) que se registou a "maior afluência" de condutores de veículos de matrícula estrangeira ao sistema, com cerca de 650 adesões ao sistema Easy Toll, seguido de Vila Real de Santo António (A22), com 550 inscrições, no mesmo período.
"Estes números são demonstrativos do bom acolhimento por parte dos condutores que entram em Portugal, que na grande maioria, consideram esta alternativa bastante cómoda e rápida", afirmou a mesma fonte.
Este sistema funciona ainda em Chaves (A24), e em Vila Nova de Cerveira, junto à Estrada Nacional 13, pouco antes da entrada na A28.
A EP acrescenta que desde o inicio da semana que estes postos "têm imagem reformulada com sinalização semafórica", disponibilizando também novas funcionalidades nos equipamentos de pagamento, nomeadamente apoio de voz à operação e possibilidade de comunicação com um operador.
Segundo a empresa, este sistema "tem respondido de forma eficaz e com rapidez, não se verificando congestionamentos de maior, com a exceção de um pequeno incidente, registado pelas 11.00 horas na fronteira de Vila Real de Santo António".
Este caso, diz a EP, foi "provocado por automobilistas que estacionaram desordenada e indevidamente na faixa de rodagem, em local onde é proibido parar e estacionar, que com o auxílio da GNR, foi prontamente resolvido".