Cerca de 40% dos contadores já enviam a leitura da luz de forma remota, permitindo registar em tempo real a contagem da eletricidade de 2,5 milhões de locais de consumo. Do Norte ao Sul do país, metade dos 6,3 milhões de contadores existentes é de nova geração.
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Os dados são da E-Redes, antiga EDP Distribuição, que estima ter todo o território nacional coberto com equipamentos de medição inteligente em menos de três anos, ou seja, até ao ano de 2024. Aliás, desde 2016 que deixaram de ser adquiridos os contadores de eletricidade tradicionais.
Ainda assim, possuir um equipamento da nova geração não é sinónimo de ter de deixar de comunicar a leitura da luz. Para tal, de acordo com a E-Redes, é necessário que o contador esteja integrado numa rede inteligente. Em Portugal, dos cerca de 3,2 milhões de contadores da nova geração existentes, um quinto (cerca de 20%) dos equipamentos instalados na baixa tensão normal ainda não fazem teleleitura em tempo real.
"A leitura remota de contagens só ocorre quando estão reunidas as condições técnicas para o efeito, ou seja, quando existe um concentrador de dados no posto de transformação e outros equipamentos de medição inteligente instalados na proximidade", justificou a E-Redes ao JN. Nestes casos, o consumidor terá de continuar a comunicar a leitura à operadora, caso não queira correr o risco de pagar por estimativa.
Consumidor é alertado
Em Portugal, no que toca à troca dos contadores tradicionais por inteligentes, existem sete distritos acima da média nacional, ou seja, com mais de 52% de preenchimento. A liderar a lista está Évora, seguindo-se Setúbal, Portalegre, Leiria, Lisboa, Castelo Branco e Bragança (ver infografia).
"A seleção das áreas a infraestruturar é efetuada de forma equitativa, verificando-se um grande equilibro entre a área Litoral e Interior", explicou a E-Redes.
A empresa explica que os consumidores são informados, com 15 dias de antecedência, da data prevista de substituição do "contador por um novo tecnologicamente mais evoluído". Posteriormente, voltam a ser alertados quando o "seu local de consumo" é "integrado na rede inteligente" e as leituras passarão a ser recolhidas automaticamente.
Alarme contra fraude
Segundo a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, "muitos dos contadores inteligentes instalados já são acessíveis remotamente, nomeadamente o serviço básico de leitura remota mensal", evitando o recurso a estimativas para a faturação. No entanto, os benefícios da integração dos contadores em redes inteligentes vão mais além.
Este permitem "melhorar a qualidade do serviço", reduzindo "o tempo de deteção e correção de interrupções de fornecimento e aumentando a "informação sobre consumos disponibilizada ao consumidor".
Tornam ainda "mais rápidas, baratas e cómodas" as intervenções de alteração da potência contratada ou da opção tarifária, bem a ativação e a desativação do fornecimento, que passam a ser feitas remotamente. Os equipamentos trazem melhorias no "combate à fraude e apropriação ilícita de energia", uma vez que os contadores têm "um alarme de abertura da caixa".
Maioria das reclamações na energia é por causa da fatura
As faturas da luz são a maior causa de reclamações na área da energia, de acordo com a Deco, devido a problemas com os consumos, de interpretação ou de ausência de "leituras durante um período de tempo muito longo", gerando "acertos muito grandes". Quando todos tiverem contadores a comunicar para as leituras, as faturas deixarão de ser "um problema tão grande" por causa das estimativas e dos acertos, estima a jurista Carolina Gouveia. Isto, porque, no que toca aos contadores inteligentes, as queixas são "residuais". Há reclamações sobre "o aumento dos consumos com a troca do contador", muitas relacionadas com o fim das estimativas. "Estes contadores contam de forma mais fidedigna do que os outros e, às vezes, pode dar a sensação de se estar a pagar mais", detalhou ao JN.
Pormenores
Alterar tarifário
Dos 3,2 milhões de contadores inteligentes existentes, cerca de 73% permitem a execução de um conjunto de operações remotas, como a alteração de tarifário.
25% na Endesa
No segmento doméstico da eletricidade, 25% dos clientes da Endesa têm equipamentos de medição inteligente "com processo de integração em Rede Inteligente". A empresa possui 485 mil pontos de fornecimento de luz e de gás.
3,9 milhões na EDP
Dos 3,9 milhões de clientes da EDP Comercial, cerca de 40% dispõem de contadores inteligentes. Para o processamento de faturas são utilizadas as informações recebidas pelo operador da rede, bem como leituras enviadas pelos próprios clientes. O recurso a estimativas é feito "como forma de último recurso".