O único serviço da CP que está a funcionar a "100%" é a circulação dos comboios urbanos do Porto, disse à agência Lusa a porta-voz da empresa, num balanço das primeiras horas do dia.
Corpo do artigo
"Esta manhã o único serviço que temos a funcionar a 100% é o serviço urbano do Porto. Ou seja no Porto os comboios urbanos estão a fazer-se na sua totalidade logo desde o início da manhã", afirmou a porta-voz.
A CP espera, segundo a sua porta-voz, que até ao final da manhã os serviços urbanos de Lisboa regularizem os serviços de longo curso e regional ficarão muito próximos da normalidade, devendo ocorrer ainda algumas perturbações ao início da tarde.
Segundo Ana Portela, cerca das 09:30 ainda "havia algumas supressões nos comboios urbanos de Lisboa com rápida tendência para normalizarem".
"Na linha de Sintra, que é a mais afectada, em 37 comboios entre as 6 horas e as 8 da manhã foram suprimidos 13 mas a expectativa é que isto normalize até final da manhã", explicou Ana Portela.
De acordo com a porta-voz da empresa, nos serviços de longo curso e regionais ainda há um "nível muito elevado de supressões", situação "normal" em situações que precedem um dia de greve.
Nos serviços Alfa e Intercidades, Ana Portela revelou que "foram suprimidos alguns comboios mas foi realizada a larga maioria".
A CP prevê perturbação na circulação de comboios em todos os serviços até final da semana devido a 10 pré-avisos de greve apresentados.
Para quinta-feira também se prevêem pequenas perturbações enquanto no sábado ainda se devem repetir no período da manhã.
Depois da greve que na terça-feira paralisou a quase totalidade dos serviços rodoviários, a CP prevê que sexta-feira o cenário volte a complicar-se durante a manhã.
Segundo a empresa vão existir nesse dia "perturbações durante o início da manhã e supressão de comboios a partir das 10 horas até ao final do dia".
A empresa anuncia ainda, segundo a mesma informação disponível no seu site de Internet, que de acordo com decisão do Conselho Económico e Social, não foram definidos Serviços mínimos, com excepção do serviço Lusitânia.