Rede chegou às três centenas no ano passado. Em 13 dos 18 distritos de Portugal continental, ocupam o primeiro lugar na lista das bombas com gasolina simples 95 mais barata.
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Os postos de abastecimento de combustível dos hipermercados são cada vez mais em Portugal. No ano passado, já chegavam às três centenas em território continental, tendo aumentado 43% desde 2010. Em 13 dos 18 distritos, as bombas de gasolina associadas aos supermercados já lideram o top dos revendedores com preços mais baixos. Na gasolina simples 95, a diferença entre o valor praticado no posto de supermercado face ao mais caro do distrito chega aos 20 cêntimos.
Só nos distritos do Porto, Braga, Faro, Beja, Leiria e Vila Real é que o primeiro lugar da lista dos postos com preços mais competitivos não é ocupado por uma bomba de um supermercado. Ainda assim, encontram-se nos lugares cimeiros, com destaque para os grupos Intermarché e Pingo Doce. De acordo com informação da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), é possível abastecer, por exemplo, um veículo com gasolina simples 95 por 1,60 euros no Pingo Doce de Sesimbra. Se o fizer na Galp Montijo, na A13, paga 1,82 euros. Em Valença, o litro fica por 1,61 euros no Intermarché. Já a Cepsa da A28, em Viana do Castelo, pede 1,80 euros (ver infografia).
É benéfico, diz Apetro
Quando o gasóleo e a gasolina simples representam mais de 60% das vendas no país, a Deco Proteste garante que os preços mais baixos não comprometem o produto nem o veículo, porque "a qualidade do combustível é assegurada". Para a Apetro-Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas, é benéfico haver mais postos em hipermercados, pela diversidade da oferta.
Sejam postos de grupos com ofertas low-cost, de hipermercados ou de companhias de bandeira, Pedro Silva, especialista na área da Energia da Deco Proteste, recordou ao JN que, desde há oito anos, todos são obrigados a disponibilizar combustíveis simples que cumprem as especificações técnicas legalmente exigidas e que têm uma quantidade mais baixa de aditivos. Em 2021, representavam quase 63% do consumo. Pedro Silva nota que quase todos os combustíveis são provenientes da mesma refinaria em Portugal, a de Sines, sendo "um pequena quantidade oriunda de Espanha".
Aditivados por estudar
"É tudo igual ao litro" foi o nome que a Deco Proteste deu ao estudo que incluiu testes a gasóleo low-cost, regular e premium. Os testes "mostraram que não havia diferenças significativas nem ao nível do consumo nem ao nível dos depósitos". Pedro Silva destaca que não existe uma avaliação independente que confirme os benefícios dos combustíveis aditivados. Não são exclusivo das grandes marcas, sendo também vendidos em postos low-cost. Prometem mais quilómetros por depósito e menos problemas de manutenção, entre inúmeras outras vantagens, como a limpeza do circuito e a redução da emissão de poluentes.
Perante a diversificação da oferta, cabe ao consumidor fazer a sua escolha. Questionado pelo JN sobre o aumento dos postos de combustíveis dos hipermercados, o secretário-geral da Apetro, António Comprido, destacou que "quanto maior for o número de operadores e mais diversificada for a oferta, maior é a concorrência" e "melhor será para o consumidor".
O balanço, divulgado pela Apetro e atualizado no primeiro trimestre de 2022, refere 294 postos nos hipermercados em território continental, mais 43,2% do que em 2010 (eram 167). Em 2022, representavam 9,1% do total de 3216 (contra 2573 em 2010). O grupo de operadores independentes somava 731 postos. Nas marcas de bandeira, liderava a Galp com 728, embora com menos 61 do que em 2010. Quando os "custos fixos baixos" e a "grande capacidade negocial das grandes superfícies" lhes permitem vender a menor preço, António Comprido nota que, "em tempo de crise, os consumidores procuram com mais atenção quem ofereça preços mais baixos". Além disso, "o fator mais importante é a localização", dominando, por isso, a estratégia dos hipermercados. E crê que a diversidade é saudável para o cliente.
257 com ofertas low-cost
A DGEG enviou ao JN um relatório da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), de outubro de 2020, que carateriza a rede de retalho por distrito. Em 285 postos de hipermercados, lideram Porto (31), Lisboa e Santarém (28 cada). Identifica 257 operadores com ofertas low-cost, sendo mais em Lisboa (37), Aveiro (33) e Porto (29).
Os distritos com mais de 200 postos são do litoral centro e norte. Porto e Lisboa têm uma elevada concentração de postos: cada um serve seis e sete quilómetros, respetivamente.
SABER MAIS
Tipos de operadores
Na rede de retalho, destacam-se três tipologias diferentes: as companhias petrolíferas de bandeira; as companhias com ofertas low-cost que englobem operadores de âmbito nacional ou regional; e os postos dos hipermercados, nas imediações das grandes superfícies e com ofertas mais económicas.
Independentes
Há postos que não se enquadram naqueles três grupos, por serem revendedores com marca própria com cobertura e visibilidade menores, por não terem uma marca comercial distintiva e por não praticarem preços significativamente diferentes das companhias petrolíferas de bandeira.