Indicadores de clima económico e de confiança dos consumidores aumentaram em Agosto, pelo quarto mês consecutivo.
Corpo do artigo
Segundo a síntese económica de conjuntura, divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o indicador de confiança dos consumidores melhorou cinco pontos de Julho para Agosto, situando-se agora nos -34,3 e o indicador de clima económico melhorou 0,4 pontos, registando em Agosto -1,2 pontos. Os indicadores atingiram em Abril o valor mais baixo da série.
Por sua vez, o consumo privado "tem vindo a apresentar uma redução menos intensas desde Abril", beneficiando em Julho de um contributo menos negativo do consumo duradouro, indicador que atingiu o mínimo histórico da série em Março.
As expectativas sobre o desemprego registaram uma melhoria pelo quinto mês consecutivo, diminuindo 6,4 pontos para os os 57,7 em Agosto.
O INE refere ainda que continuaram a registar-se em Julho "fortes reduções homólogas nominais das importações e das exportações" de bens, respectivamente de -24,9 por cento e de -22,4 por cento (-26,9 por cento e -24,9 por cento em Junho).
O indicador de investimento também registou melhorias, com uma "diminuição menos expressiva" em Julho, refere o INE, quando de Maio para Junho havia piorado.
O indicador do investimento, que também atingiu o mínimo da série em Março, beneficiou em Julho "do comportamento menos negativo da componente de material de transporte".