O crédito concedido pela banca portuguesa aos particulares encolheu em junho, mas o volume de crédito malparado também diminuiu, segundo dados divulgados pelo Banco de Portugal.
Corpo do artigo
No boletim estatístico do Banco de Portugal (BdP) verifica-se que, em junho, o volume total de crédito a particulares atingia os 137.063 milhões de euros - um valor 3,1% inferior ao que se registava um ano antes. Há quase um ano que a variação homóloga (relativa ao mesmo mês do ano anterior) do crédito a particulares é negativa.
A variação em cadeia (relativa ao mês anterior) também foi negativa. Pelo quinto mês consecutivo, o crédito concedido a particulares caiu.
Em junho, também o crédito malparado diminuiu, pelo segundo mês consecutivo. Em termos homólogos, os créditos de cobrança duvidosa foram 12% superiores aos de junho do ano passado, mas caíram 0,01% relativamente a maio deste ano.
O peso do malparado no total do crédito aos particulares foi 3,53% em junho, ligeiramente abaixo do máximo histórico de 3,59% atingido em abril.