Estudo da SkyExpert mostra que voos da TAP para França ou Inglaterra são mais económicos com escala na Cidade Invicta.
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No seguimento do anunciado reforço da oferta de voos da TAP, a partir do Aeroporto Francisco Sá Carneiro para Lisboa e para São Paulo e o Rio de Janeiro, um estudo da SkyExpert, empresa de consultoria especializada no transporte aéreo, concluiu que fica mais barato viajar do Brasil para Paris ou Londres, com escala no Porto, do que viajar diretamente para a Invicta.
Pedro Castro, diretor da SkyExpert, diz que "as declarações [da TAP] de querer trazer mais turistas para o Porto não encontram aplicação prática". No caso dos voos a partir do Brasil, insiste que a companhia aérea nacional privilegia quem usa a aerogare de Francisco Sá Carneiro para seguir viagem para França ou Inglaterra.
Para chegar ao preçário, a SkyExpert fez uma simulação de reserva para 6 de agosto de 2022, para uma viagem na TAP a partir de São Paulo, e obteve os seguintes resultados: São Paulo-Porto, 535,85 euros (classe económica) e 1255,85 euros (classe executiva); São Paulo-Porto-Londres, 270,84 euros (económica) e 1126,83 euros (executiva); São Paulo-Porto-Paris, 316,78 euros (económica), 917,78 euros (executiva).
"Nos voos intercontinentais, a tarifa aérea continua a ter um papel preponderante na decisão sobre o destino. Nesse aspeto, as tarifas da TAP continuam a privilegiar quem usa o Porto como aeroporto de transferência para seguir viagem para Londres ou para Paris. Por isso, entre 50% e 70% dos passageiros que a TAP transportar nas rotas Brasil-Porto continuarão viagem para outros destinos sem qualquer contributo para a economia do Norte", sublinha Pedro Castro. "Quem quiser viajar para o Porto, e para quem o preço é um critério importante, escolherá outras companhias e com escala noutros aeroportos", adianta. Fonte da TAP observou, ao JN, que, entre outras questões, o preço tem a ver com a qualidade do produto e que um voo direto enquadra-se nessa categoria, com o inerente custo.
críticas de autarcas
Antes do anúncio do reforço da TAP, o autarca Rui Moreira tinha reiterado as críticas à empresa, sugerindo um financiamento estatal para captar companhias aéreas para a Invicta. "Se a TAP não o quer fazer ou não o vai fazer [novas rotas], é um pouco irrelevante fazer a análise psicológica desta questão, temos de encontrar outros", disse, durante a Assembleia Municipal da última segunda-feira.
Ao JN, na quinta-feira, o presidente da Câmara da Maia, António Silva Tiago, também alertou que quem gere a TAP não se pode dissociar do Porto: "Se o Governo entende que a TAP é estratégica para o interesse nacional, esse entendimento tem de beneficiar todo o país".
Investimento
536 milhões de euros injetados na TAP
Foi anunciado, na quinta-feira, que "o Governo injetou 536 milhões de euros na TAP, S.A., através de um aumento de capital" e que "o valor corresponde aos limites autorizados pela Comissão Europeia".
1 em cada dez passageiros
A TAP só transporta um em cada dez passageiros que sai do aeroporto do Porto. A companhia justifica com "fortes limitações" da pandemia. Em Lisboa, transporta 44% dos passageiros.