A EDP Distribuição vai investir 1.313 milhões de euros até 2012 nas redes de distribuição de electricidade para aumentar a qualidade de serviço e diminuir os períodos de interrupção, afirmou à Lusa o seu presidente João Torres.
Corpo do artigo
O investimento vai ser feito a uma média de 328 milhões de euros por ano, com a maior fatia destinada à expansão da rede para zonas onde se espera um aumento do consumo, seguida da renovação e da modernização.
O plano de investimento vai ser aplicado em 540 quilómetros de linhas de Alta Tensão, 6.800 quilómetros de linhas de Média Tensão e 34 novas subestações, precisou o responsável.
O objectivo da EDP Distribuição é chegar ao final do período de investimento com uma média de 120 minutos de tempo de interrupção equivalente de potência instalada (TIEPI) por ano na rede de Média Tensão e diminuir as assimetrias a nível regional.
"No final do período vamos estar melhor em termos nacionais e gostaria que as zonas menos boas estivessem mais próximas das zonas boas", disse o responsável.
O TIEPI na rede de Média Tensão da EDP Distribuição passou de 454,3 minutos em 2001 para 115 minutos em 2008.
Apesar da convergência, João Torres afirma que há zonas em Portugal abaixo da média e outras acima, tendo a EDP como um dos principais objectivos reduzir essas assimetrias.
"Nos últimos três anos conseguimos uma redução da diferença entre os melhores - que atingem 40 minutos de interrupção - e os piores - que chegam aos 200 minutos - de quase 70 por cento", afirmou João Torres.
A zona mais crítica em Portugal em termos de interrupção de abastecimento de electricidade é neste momento a Beira Litoral, referiu.
O responsável afirmou que a prioridade da EDP Distribuição é realizar um investimento estruturante nas linhas de Alta Tensão, Média Tensão e nas subestações, bem como na automação da rede, ou seja, permitir que as avarias sejam reparadas por controlo remoto.
João Torres considera ainda que, "em termos globais", a EDP tem "uma qualidade de serviço equivalente à de Espanha".
"Superamos largamente as exigências regulatórias de qualidade de serviço", concluiu.
A EDP Distribuição tem 80 mil quilómetros de redes eléctricas, das quais 65 mil quilómetros são redes aéreas.