A Estradas de Portugal anunciou, esta quarta-feira, a intenção de informar os estrangeiros que queiram vir a Portugal de que podem pagar na Internet as portagens das ex-SCUT, mas vai também colocar mais máquinas de pagamento nas fronteiras.
Corpo do artigo
Em declarações à Lusa, o diretor de Relações Públicas da Estradas de Portugal (EP), Mário Fernandes, reconheceu que a empresa quer evitar, no futuro, filas idênticas às que se formaram na quarta e na quinta-feira da Semana Santa na antiga fronteira do Algarve para pagar portagens na ex-SCUT (estrada Sem Custos para o Utilizador) A22 (Via do Infante), que liga Vila Real de Santo António a Lagos.
"Temos que reforçar a mensagem de que o pagamento pode ser feito comodamente em casa, antes da viagem", disse, sublinhando que o pagamento no único terminal agora existente na antiga fronteira "nunca pretendeu ser uma solução, mas apenas um último recurso para mais os incautos".
Mesmo assim, para evitar filas, a empresa quer instalar outra máquina nas praças da fronteira de Vila Real de Santo António (A22) e Vilar Formoso (A25), disse a mesma fonte, sublinhando que Cerveira (A28) não tem movimento que justifique um novo terminal.
Por outro lado, a empresa já adquiriu vários terminais de pagamento automático (TPA), dedicados em exclusivo ao custeamento de portagens, que pretende instalar em zonas ainda a determinar, nomeadamente áreas de serviço.
Segundo Mário Fernandes, a EP pondera mesmo a instalação de máquinas TPA em Espanha, sobretudo em zonas que antecedem as fronteiras.
O diretor de Relações Públicas reforçou que esta solução se destina apenas a veículos de matrícula estrangeira e aconselhou os cidadãos com carros de matrícula portuguesa, mesmo que residam no estrangeiro, a pagar as viagens, a posteriori, num dos 900 postos de correios (CTT) do país ou numa loja payshop.
A EP pondera também a produção de mais produtos além daqueles que estão disponíveis neste momento, quer nos terminais automáticos, quer online, que se resumem a três possibilidades: vendas avulso, "passe" para três dias e pré-comprado para cinco dias.