Terminou a reunião do Eurogrupo, com uma base de acordo para a extensão do programa grego em quatro meses. Atenas cede às exigências da zona euro e compromete-se com "ampla lista de reformas", avançou o comissário para o euro no Twitter.
Corpo do artigo
No final da reunião do Eurogrupo, o comissário para o euro, Valdis Dombrovskis considerou "importante que a Grécia honre os seus compromissos e apresente uma ampla lista de medidas de reformas. O trabalho para a extensão do programa grego pode continuar", escreveu o comissário.
O presidente do Eurogrupo anunciou que as autoridades gregas solicitaram uma extensão de "seis meses", mas a decisão dos ministros da zona euro foi para a "extensão de quatro meses".
O acordo foi conseguido depois de intensas negociações "para reconstruir a confiança", disse o presidente do Eurogrupo. O porta-voz do governo grego, Panagiotis Agrafiotis avançou ao Jornal de Notícias que Yanis Varoufakis esteve reunido com o Jeroen Dijsselbloem, presidente do eurogrupo, com Christine Lagarde, directora do FMI e com o comissário para a política económica e financeira, Pierre Moscovici e o grego aceitou os termos da proposta que lhe foi apresentada. Este porta-voz indicou também que o ministro alemão esteve igualemente reunido com os representantes daquelas entidades, "em salas separadas e aceitou".
Uma nova reunião do Eurogrupo pode ainda ser marcada para a próxima semana para debater os detalhes técnicos do documento elaborado a partir da mediação da Comissão Europeia, do FMI e do presidente do Eurogrupo.