Bruxelas confiante que se chegue a acordo sobre a Grécia "num futuro previsível"
A Comissão Europeia acredita que é possível que o Eurogrupo chegue a um acordo sobre a Grécia "num futuro previsível", se todas as partes forem razoáveis.
Corpo do artigo
"Estamos confiantes de que é possível chegar a um acordo num futuro previsível, se todos forem razoáveis, mas ainda não chegámos a esse ponto", disse o porta-voz do executivo comunitário, Margiritis Schinas, na conferência de imprensa diária da Comissão Europeia.
"Ainda há trabalho a fazer" para que se consiga um acordo sobre a Grécia, acrescentou Margaritis, sublinhando que, apesar de ser uma questão a resolver pelo Eurogrupo, o presidente do executivo comunitário "está pessoalmente envolvido e em contacto permanente com [o presidente do Eurogrupo, Joeren] Dijsselbloem, as autoridades gregas e os líderes da zona euro que seguem de perto a situação".
Os ministros das Finanças da zona euro (Eurogrupo) fazem, esta sexta-feira, mais uma tentativa de acordo sobre a ajuda à Grécia após o termo do atual programa de resgate, havendo divergências públicas sobre o pedido formalizado por Atenas.
A reunião está já marcada pelas divergências apresentadas pela Alemanha ao plano do primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, de prolongar por seis meses - de 1 de março a 31 de agosto - o empréstimo a Atenas.
A chanceler alemã, Angela Merkel, moderou, através do seu porta-voz, a dureza das críticas do seu ministro das Finanças, afirmando que a proposta de Atenas, ainda que "insuficiente", pode ser "o ponto de partida para outros debates".