As exportações mantiveram a tendência de descida em março, com uma variação homóloga de -2,8% (-2,6% em fevereiro), penalizadas sobretudo pela diminuição do comércio intracomunitário que caiu 6,1% (-2,4% em fevereiro).
Corpo do artigo
As estatísticas do comércio internacional, divulgadas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), esta sexta-feira, apontam também para uma redução mais acentuada das importações, que tiveram uma diminuição homóloga de 9,8% (-6,1% em fevereiro).
Apesar da diminuição registada nas exportações intracomunitárias em março, as vendas para países fora da União Europeia aumentaram 6%, em resultado do acréscimo nas categorias de combustíveis minerais (gasolinas e fuelóleos) e nos metais comuns.
Na comparação mensal, as exportações aumentaram 9% relativamente a fevereiro, enquanto as importações subiram 4,9%.
Já em termos trimestrais, nos primeiros três meses de 2013, as exportações de bens aumentaram 0,3% e as importações diminuíram 7,2% face ao período homólogo, permitindo reduzir o défice da balança comercial em 1.074,8 milhões de euros.
No primeiro trimestre, o maior aumento das exportações verificou-se nos combustíveis e lubrificantes (23,9%) e a maior descida no material de transporte e acessórios (-15,9%)
Em termos de importações, diminuíram as compras de material de transporte e acessórios (-14,2%) e de combustíveis (-12,7%) e aumentaram as de produtos alimentares e bebidas (4,4%).