O principal índice da bolsa da Arábia Saudita, primeira praça financeira a reagir à redução da notação da dívida soberana dos Estados Unidos, perdeu este sábado 5,46 % ao fecho do mercado.
Corpo do artigo
A bolsa saudita, a mais importante do mundo árabe, funciona aos sábados, ao contrário da grande maioria dos outros mercados internacionais.
Segundo a agência France Presse, a forte baixa no principal índice saudita (TASI) deve-se ao nervosismo dos investidores face à decisão, anunciada na noite de sexta-feira pela agência de notação financeira Standard & Poor's, de reduzir o "rating" dos Estados Unidos de AAA (nota máxima) para AA+. Esta é a primeira vez na história que a notação da dívida soberana dos EUA foi reduzida por uma grande agência de "rating".
"A decisão da S&P e os problemas [das dívidas] na Europa estão a inibir os investidores", disse à AFP o analista financeiro Abdulwahab Abou Dahesh.
Todos principais títulos cotados na bolsa saudita caíram este sábado, mas a quebra foi mais acentuada nas acções de grupos bancários e de empresas petroquímicas.