As deslocações diárias dos portugueses vão ficar mais caras a partir da próxima semana, sendo esperado um novo aumento do preço dos combustíveis, como reflexo da cotação média da gasolina e do gasóleo nos mercados internacionais.
Corpo do artigo
De acordo com dados da Bloomberg, na última semana, as cotações da gasolina subiram 3,82% e as do gasóleo 3,31%, o que permite antecipar um aumento dos preços dos combustíveis já a partir de segunda-feira.
"Os aumentos serão superiores na gasolina do que no gasóleo, devendo em ambos os casos ser superior a um cêntimo", adiantou uma fonte do setor.
Contatadas pela Lusa, as gasolineiras escusaram-se a antecipar a evolução dos preços na próxima semana.
De acordo com a Direção Geral de Energia e Geologia, o preço médio do litro de gasóleo comercializado no continente é de 1,462 euros e o da gasolina é de 1,658 euros.
Nos postos de abastecimentos dos quatro maiores gasolineiras (Galp, BP, Cepsa, Repsol), o gasóleo custa atualmente 1,499 euros, estando a apenas um cêntimo da barreira dos 1,50 euros, naquele que é o valor mais alto de sempre.
Já a gasolina vale 1,694 nos postos da Galp e 1,699 euros nos postos da BP, Cepsa e Repsol, o que também representa um máximo histórico, ainda acima do valor alcançado em maio de 2008.