Espanha deverá formalizar "nos próximos dias" o pedido formal de resgate da banca espanhol, anunciou à entrada da reunião do eurogrupo o ministro da Economia espanhol, Luis de Guindos.
Corpo do artigo
O governante explicou aos jornalistas que as condições do empréstimo de até 100 mil milhões de euros se conhecerão em julho e que os parceiros europeus responder "com rapidez" ao pedido espanhol.
Sobre esse assunto foi convocada para as 17.30 horas desta quinta-feira uma conferência de imprensa conjunta do Ministério da Economia e do Banco de Espanha onde se apresentarão os resultados das análises pedidas pelo Governo a duas consultoras.
O Governo espanhol pediu às consultoras Oliver Wyman e Roland Berger que analisem as carteiras de créditos da banca perante dois cenários - um em 'stress' e outro com hipóteses macroeconómicas adversas, estudo que deverá ser entregue na quinta-feira.
Dados desses relatórios serão fundamentais para o Governo determinar o volume total de apoio que solicitará à Europa no âmbito do resgate à banca acordado com Bruxelas e que pode chegar aos 100 mil milhões de euros.
O FMI estima que as necessidades ascendam a 40 mil milhões de euros, a agência de notação Fitch que possam chegar aos 60 mil milhões e alguns analistas sugerem um valor máximo de 70 mil milhões de euros.