O Ministério da Economia anunciou, esta segunda-feira, a criação e divulgação de um guia explicativo sobre a prática de "greenwashing" (ecobranqueamento). O documento elaborado pela Direção-Geral do Consumidor e a Auto Regulação Publicitária pretende sensibilizar os operadores económicos para o uso de alegações ambientais, que devem ser "verdadeiras" e "claras".
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Além da relevância dada às empresas, o guia explicativo é dirigido também a consumidores para os capacitar sobre as expressões ambientais usadas pelas empresas, que poderão não ser totalmente verdadeiras. A título de exemplo, o uso da expressão "amigo do ambiente" num produto deve ser acompanhado de informação que sustente aquela característica, esclarece o guia.
De acordo com o comunicado da tutela, o objetivo da iniciativa ambiciona a "adoção de boas práticas de consumo, conscientes e esclarecidas". As técnicas de "greenwashing" passam por comunicar, através de marketing ou publicidade, o uso de determinadas características ambientais para incrementar o consumo ou transmitir uma imagem de sustentabilidade, quando na verdade, ela não existe.
Na última semana, durante a COP26, em Glasgow, vários manifestantes à margem do evento alertaram para o fenómeno do "greenwashing", não só por parte de empresas, mas também de governos.