O Presidente francês, François Hollande, recebe, esta quarta-feira, em Paris a chanceler alemã Angela Merkel num encontro bilateral destinado a abordar as medidas para ultrapassar a crise na zona euro.
Corpo do artigo
A líder germânica inicia com o chefe de Estado francês o cumprimento de uma agenda particularmente carregada para os próximos três dias, que incluem o Conselho Europeu de quinta e sexta-feira em Bruxelas e uma votação crucial no Bundestag (parlamento) na noite de sexta-feira sobre a ratificação do anunciado pacto orçamental.
Merkel vai abordar hoje com Hollande os detalhes do plano francês, delineado na cimeira da passada sexta-feira em Roma entre os líderes das quatro maiores economias da União (Alemanha, França Itália e Espanha), que prevê a injeção de 130 mil milhões de euros do orçamento comunitário nas políticas de crescimento e criação de emprego.
Nesta cimeira bilateral será ainda abordada a introdução do imposto sobre transações financeiras e as novas competências do Banco Central Europeu (BCE) que deverá anteceder a união financeira e bancária.
A liderança da União Europeia (UE) aguarda que a chanceler alemã prossiga a sua defesa da estabilidade orçamental e dos ajustamentos fiscais, apesar da crescente pressão dos restantes parceiros para a adoção de políticas com pendor keynesiano.
Merkel e Hollande mantiveram um primeiro encontro a 15 de maio, dia da tomada de posse de François Hollande como Presidente francês.
"A chanceler vai a Paris para uma troca de pontos de vista (...) Não é uma reunião de instância com capacidade de decisão", mas o encontro servirá para "definir posições", afirmou na terça-feira o porta-voz do governo alemão, Steffen Seibert, evocando "um encontro construtivo que será bom para a Europa".