
ANJE vai firmar parceria com empresários sauditas
Foto: Telmo Pinto/Arquivo
A Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) vai avançar com uma parceria na Arábia Saudita, que tem como objetivo criar uma plataforma dedicada à inovação de empresas portuguesas no mercado saudita. Esta semana, o Conselho Empresarial Arábia Saudita-Portugal, liderado por Alwalid Albaltan, vai estar em Portugal para reforçar o investimento e cooperação económica com várias empresas e instituições portuguesas.
A cooperação entre a ANJE Portugal e uma empresa saudita será formalizada através da assinatura de um memorando de entendimento, esta semana, durante a visita dos empresários sauditas ao Porto e Lisboa. O objetivo desta parceria é criar uma plataforma, denominada de "ANDE Saudi Arábia", que visa apoiar a internacionalização, o empreendedorismo e a inovação das empresas portuguesas no mercado saudita.
O projeto irá promover missões empresariais, programas de aceleração e "soft-landing" para empreendedores portugueses, organização de eventos e fóruns bilaterais. Além disso, será criada a "ANJE Hub" na Arábia Saudita, que irá funcionar como um ponto de apoio físico e híbrido para as empresas e startups nacionais.
Encontros em duas cidades
Esta semana, entre os dias 19 e 25 de janeiro, os empresários sauditas vão estar no Porto e em Lisboa para reunir com diversas entidades públicas e privadas, tendo como objetivo consolidar as relações económicas bilaterais e fomentar a cooperação a longo prazo entre os dois países.
"Queremos dar continuidade ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido desde a criação do Conselho Empresarial Arábia Saudita-Portugal, em 2024, com o intuito de identificar oportunidades concretas de investimento, promover parcerias estratégicas e reforçar a presença de empresas portuguesas no mercado saudita em áreas-chave como a saúde, inteligência artificial, cibersegurança e energia", afirma Alwalid Albatan, presidente do Conselho Empresarial.
Além do encontro com a ANJE, estão revistas reuniões com a Confederação Empresarial de Portugal (CIP) e com a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e estão programadas visitas a empresas, como a Mota Engil, a Tecnimede e o Grupo Castro. Além disso, a comitiva saudita, composta por 15 membros, irá reunir-se com o ministro dos Assuntos Parlamentares, Carlos Abreu Amorim, e com os presidentes dos municípios de Lisboa, Cascais, Oeiras, Matosinhos e Vila Nova de Gaia.

