O lucro da ANA - Aeroportos de Portugal cresceu 8,1% no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2011, atingindo os 9,8 milhões de euros.
Corpo do artigo
A empresa, que o Governo quer privatizar até ao final do ano, registou um EBITDA (resultados antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) de 35,3 milhões de euros no primeiro trimestre, uma subida de 13,1% em relação ao mesmo período do ano passado.
A ANA refere que a subida do lucro verificada nos primeiros três meses de 2012 resultou de "um crescimento de 2,3% dos proveitos operacionais e de uma diminuição dos custos operacionais de 1,5%".
Entre janeiro e março, o tráfego de passageiros nos aeroportos geridos pela ANA registou um crescimento de 2,9%, totalizando 3,03 milhões de passageiros.
Os aeroportos de Lisboa e do Porto registaram subidas no tráfego de passageiros (5,1% e 0,6%, respetivamente), enquanto em Faro e nos Açores verificou-se uma redução (0,2% e 4,4%, respetivamente).
A gestora aeroportuária, liderada por Guilhermino Rodrigues, destaca os crescimentos das companhias aéreas TAP (aumento de 7,4% do número de passageiros transportados) e Transavia.
No primeiro trimestre, a TAP Portugal (44,9%) e as 'low cost' easyjet (13%) e Ryanair (12,4%) "processaram 70,3% dos passageiros nos Aeroportos ANA", segundo os dados da empresa.
Em termos de mercados, a ANA destaca os crescimentos da Holanda, França, Brasil e Alemanha.
Só em março, o tráfego de passageiros nos aeroportos geridos pela ANA subiu 1,3% (1,1 milhões de passageiros) em relação com o mesmo mês de 2011 (Lisboa cresceu 3,6% e Faro 0,7%, enquanto o Porto registou um decréscimo de 1,1% e os aeroportos dos Açores de 12,3%)