A Espanha vai pedir ajuda financeira para os seus bancos e a zona euro vai aceitar, avança a agência noticiosa France Presse, que cita fontes não identicadas, adiantando que o FMI participará através da supervisão do plano.
Corpo do artigo
De acordo com a France Presse, na sequência da reunião Eurogrupo que terminou pouco antes das 19 horas locais (18 horas em Portugal continental) e começou às 16 horas locais (15 horas de portugal), o FMI participará no plano de ajuda financeira ao setor bancário espanhol que foi discutido este sábado pelos responsáveis da zona euro, mas não terá mais que um papel de supervisão.
O montante máximo indicado para este empréstimo será de 100 mil milhões de euros mas o valor não estará ainda fechado, ficando dependente dos resultados de duas avaliações independentes ao setor financeiros espanhol.
O FMI antecipou uma análise ao setor financeiro em três dias, que saiu sexta-feira na hora local (esta madrugada em Lisboa) em que estima entre os 40 e os 50 mil milhões de euros as necessidades de capital da banca espanhola.