A chanceler alemã Angela Merkel assegurou, esta quinta-feira, que vai trabalhar de forma "construtiva" para garantir um acordo sobre o orçamento europeu, mas também defendeu que a despesa não deve ser demasiado elevada em tempos de consolidação fiscal.
Corpo do artigo
"Trata-se da previsibilidade orçamental para os investimentos do futuro, por isso é importante que cheguemos a acordo. Não sei se será possível entre quinta e sexta-feira. A Alemanha quer um acordo mas também é possível que seja necessária outra reunião", assinalou Merkel pouco antes do início da cimeira europeia que negoceia o orçamento da UE para 2014-2020.
Merkel sublinhou que o orçamento da União deve servir para investir em investigação e desenvolvimento, entre outras áreas prioritárias, mas reiterou a necessidade de uma melhor utilização dos recursos para que "cada euro gere um valor acrescentado".
A Alemanha comparece nas negociações com um espírito "construtivo", mas também vai defender os seus interesses "porque em tempos de consolidação fiscal temos de garantir que a despesa não seja demasiado elevada", sublinhou ainda Merkel.