Milhares de catalães manifestaram-se, este domingo, em Barcelona contra as políticas de austeridade "impostas" pelo governo da Generalitat e pela "troika".
Corpo do artigo
De acordo com os organizadores, mais de 80 mil pessoas manifestaram-se no centro de Barcelona, mas a polícia afirma que foram apenas cinco mil pessoas que iniciaram a marcha frente ao parque da Ciutadella onde foi comunicado um manifesto contra a austeridade.
A manifestação foi convocada por organizações de diferentes setores: ensino, saúde, função pública e sindicatos que se mostram contra as políticas de cortes e os "orçamentos anti sociais" que foram anunciados na pelo governo autónomo da Catalunha.
"É possível um outro caminho. É preciso virar a cara a Madrid e às ordens da 'troika', aos poderes financeiros, aos lóbis. A alternativa passa pela reestruturação da divida, pela instauração de uma tributação progressiva e pela luta contra a fraude fiscal e a corrupção", afirmou um dos organizadores, autor do manifesto da marcha que decorreu sem incidentes.