O ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, tem total disponibilidade para receber os dirigentes da Federação dos Sindicatos dos Transportes, mas numa data a acordar. Sindicalistas estão, desde esta segunda-feira de manhã, à porta do Ministério.
Corpo do artigo
"O ministro tem estado a acompanhar a situação e está disponível para dialogar com eles, numa data concertada entre as duas partes", disse a mesma fonte.
Uma delegação da Federação dos Sindicatos dos Transportes (Fectrans) está concentrada no Ministério da Economia para exigir uma reunião com o ministro por causa da fusão das empresas públicas de transportes.
Os sindicalistas recusaram reunir-se com o secretário de Estado dos Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro, e ameaçam pernoitar nas instalações caso não sejam recebidos pelo ministro.
A delegação é composta por 24 representantes de empresas do sector dos transportes, nomeadamente Carris, CP, Metropolitano de Lisboa, Soflusa e Transtejo.
A implementação de uma rede de combustíveis 'low cost' e a fusão da Carris com o Metro de Lisboa, da Metro do Porto com a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) e da Transtejo com a Soflusa foram algumas das medidas anunciadas pelo ministro na semana passada e que fazem parte do Plano Estratégico de Transportes (PET) do Governo.
O PET deverá ser aprovado na quinta-feira, em Conselho de Ministros.
A fonte do Ministério da Economia lembrou que "desde as 10.00 horas que o ministério tem disponibilidade para os receber através dos secretários de Estado adjunto, António Almeida Henriques, ou dos Transportes, mas eles [sindicalistas] não querem".
Contactado pela Lusa, Vítor Pereira, da FECTRANS, disse que "não receberam nenhuma proposta de reunião" por parte do ministro.
"Já pedimos reuniões para debater o sector dos transportes em Junho e em Julho e não nos recebeu. Por respeito aos trabalhadores dos transportes, devia disponibilizar algum tempo e encontrar-se connosco", disse, reafirmando a disponibilidade para pernoitar junto ao Ministério.
O ministro da Economia esteve em Ovar a acompanhar o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, na visita à fábrica da Toyota, para assinalar o 40.º aniversário da marca em Portugal.
Durante a tarde, Álvaro Santos Pereira está no Conselho de Ministros extraordinário para debater a proposta de Orçamento do Estado para 2012.