O chefe-adjunto da missão técnica da Comissão Europeia, Massimo Suardi, junta-se, esta terça-feira, aos membros do Banco Central Europeu e do Fundo Monetário Internacional para negociar a ajuda financeira a Portugal. A delegação europeia é chefiada pelo alemão Jürgen Kröger e a do FMI pelo dinamarquês Poul Thomsen.
Corpo do artigo
A delegação da Comissão Europeia, que será liderada por um alemão, Jürgen Kröger, deverá estar completa esta terça-feira, mesma altura em que se juntam os membros da equipa do Banco Central Europeu e do Fundo Monetário Internacional.
A equipa do FMI será liderada pelo dinamarquês Poul Thomsen, que liderou as negociações do fundo com a Grécia e a Islândia.
"Poul Thomsen vai liderar a missão do FMI e junta-se na próxima semana às equipas da Comissão Europeia e do Banco Central Europeu para a discussão das políticas a seguir. Cidadão dinarmarquês, Thomsen está no Fundo há mais de 20 anos e tem longa experiência na implementação de programas", adiantou uma porta-voz do FMI citada pela agência Lusa.
"Recentemente, Thomsen liderou negociações com a Grécia e a Islândia sobre o uso de recursos do FMI, além de que supervisiona o trabalho das equipas a trabalhar na Ucrânia e na Roménia", acrescentou.
A Poul Thomsen, sublinha a mesma fonte, juntar-se-á uma "equipa técnica do FMI perita nos sectores fiscal e financeiro. Esta equipa reúne-se na terça-feira com Thomsen, com os peritos da Comissão Europeia e com os peritos do BCE, para discussões técnicas com o governo português.
A 'troika' deverá estar em Lisboa durante duas semanas a avaliar a condição financeira do país e a preparar o memorando de entendimento que servirá de base ao acordo entre Portugal e as instituições europeias, com os objectivos necessários para as instituições desembolsarem cada uma das tranches trimestrais do acordo.