Em pleno estado de emergência, "sem dar cavaco a ninguém", a EDP trocou o contador da luz na casa de Manuel Padrão, de 84 anos.
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Agora, o idoso não pode sequer tomar banho, porque ao ligar o cilindro, a luz vai abaixo. O sobrinho já passou mais de dez horas ao telefone com a EDP. A empresa marcou por duas vezes a ida ao local, na Rua da Botica, em Mosteiró, Vila do Conde, mas faltou.
Manuel Padrão teve de mudar-se para casa do sobrinho. "Isto deve ser para os "Apanhados"!", atira, indignado, José Moreira da Silva. O tio ficou sem luz, na terça-feira, às 14.30 horas. Foi lá e constatou que o contador havia sido mudado. Ainda viu a carrinha a arrancar. Na caixa do correio, ficou a carta a comunicar que a EDP Universal é agora SU Eletricidade. "O seu contrato não vai sofrer qualquer alteração", diz a missiva, deixada com um folheto a explicar o funcionamento do novo contador.
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Tentou aquecer água "na chaleira de sempre" e a luz foi abaixo. José Silva percebeu que para a reativar, não chegava ligar o quadro elétrico que está dentro de casa, mas era preciso ir ao portão, a 50 metros, ligar o contador. O mesmo acontecia quando tentava ligar o cilindro para o banho ou o aquecedor. "Só para aquecer a água, vim cá baixo dez vezes!", diz.
Com as lojas EDP fechadas, José Silva ligou e o "calvário" começou: "Nome, número fiscal, ponto de entrega, código identificação local, resumo da história. Primeiro, era a Comercial e devia ligar para a Universal. Nova tentativa, dados outra vez, novo "relatório". Depois, a culpa era da Distribuição. Depois, aconselharam-me a mudar a instalação elétrica e, finalmente, propuseram-me um novo contrato! Não quero. O que tinha há 50 anos sempre funcionou", frisa, lamentando que o "abuso" da EDP, "só para obrigar os clientes a contratualizar mais potência".
Queixa só após 15 dias
José Silva ligou para a Entidade Reguladora (a ERSE), a qual informou que só 15 dias depois da ocorrência não resolvida é que podia reclamar. A EDP Distribuição marcou uma ida ao local para quarta-feira, entre as 13 e as 15.30 horas, mas não apareceu. Às 19.40 horas, remarcaram para quinta-feira. Nova espera, nova falta.
Contactada pelo JN, a EDP Distribuição diz que o controlo de potência dos novos contadores é "mais rigoroso", pelo que "só mesmo alterando a potência". A empresa garante que propôs a alteração, mas Manuel Padrão, que é quase surdo e vê apenas 20%, não aceitou. A alteração de potência foi, finalmente, feita dia 9, à noite.
Pormenores
Carta enviada há oito dias - A EDP Distribuição emitiu a carta a comunicar a mudança a 28 de março, que seguiu para os CTT dia 30. A carta ainda não chegou.
Cortes suspensos - Os cortes de serviços essenciais estão suspensos devido ao estado de emergência. A EDP entende que Manuel Padrão tem luz, ainda que não possa ligar o cilindro.