OCDE diz que economia portuguesa vai continuar a deteriorar-se nos próximos meses
A economia portuguesa vai continuar a deteriorar-se nos próximos meses, segundo os indicadores avançados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico.
Corpo do artigo
Os indicadores compósitos da OCDE para Portugal caíram em Setembro para 97,63% da média da série - no mês anterior, estavam em 98,11%. Foi o oitavo mês consecutivo em que os indicadores para Portugal caíram.
Os indicadores avançados da OCDE visam prever pontos de viragem na tendência da actividade económica nos seis a nove meses seguintes. Ou seja: um ponto de viragem nos indicadores da OCDE (por exemplo, uma retoma) é seguido seis meses depois pela economia real.
A quebra continuada do valor para Portugal significa que a tendência de deterioração das condições económicas deverá prolongar-se nos meses seguintes.
Os indicadores da OCDE reflectem uma tendência de desaceleração da actividade geral para todas as economias avançadas.
Em Setembro, os indicadores recuaram tanto na zona euro (menos 0,81%) como na média da OCDE (menos 0,42%).
Para todos os grandes blocos analisados pela OCDE, tanto países avançados como economias emergentes (China, Brasil, Índia e Rússia) a previsão de médio prazo é de abrandamento da actividade.