É um aficionado pela tecnologia? Interessa-se pela inovação tecnológica em si e por tudo aquilo em que ela tem impacto? Então está a chegar o evento que foi feito a pensar em si.
Corpo do artigo
Hoje em dia, grande parte da nossa vida é comandada pela tecnologia. Seja no trabalho, em casa, ou até mesmo fora dela, as inovações tecnológicas têm impacto em tudo aquilo que fazemos. Está a mudar a forma como fazemos negócios, a sustentar novas indústrias e a transformar a nossa vida em sociedade.
E é precisamente para se falar em tecnologia que os Techdays vão voltar, entre os dias 10 e 12 de outubro. Nesta 5ª edição dar-se-á voz à importância da tecnologia como motor de arranque da inovação em prol do desenvolvimento económico e da melhoria de vida. Através de conferências, exposições, reuniões de negócios, atividades de promoção da educação - em especial das competências STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Maths) - este será um espaço de sessão sobre os mais variados temas.
O evento começa no dia 10, às 09h30 da manhã e só termina no dia 12, por volta das 19h30. Os espaços para as sessões são muitos e entre os temas os visitantes poderão encontrar: arte e tecnologia, governação de cidades inteligentes, competências do futuro, entre outros.
Do painel de oradores fazem parte diversos especialistas nacionais e internacionais sobre os temas em sessão. Na sessão Arte e Tecnologia os visitantes vão poder contar com a presença de Patrícia J. Reis - artista sediada em Viena e que, através dos seus trabalhos, explora o nosso relacionamento com as tecnologias modernas -, Yasuhiro Chida - artista visual -, Jiri Suchanek - profissional com experiência em vários projetos internacionais ligados às áreas do marketing, turismo, artes e cultura -, Luís Miguel Girão - fundador da Artshare - e Michela Magas - inovadora de excelência em áreas como ciência, arte, design, tecnologia, investigação e indústria. Criou o Music Tech Fest, ganhou, em 2016, o prémio Innovation Luminary Award para a área da inovação criativa e em 2017 foi galardoada com o prémio European Woman Innovator of the Year.
Já na sessão sobre Governação em Cidades Inteligentes vão estar presentes nomes como André Corrêa d'Almeida - professor na Columbia University -, Cláudia Queirós - com experiência no desenvolvimento da estratégia de evolução de rede dos operadores para 5G -, Filipe Cabral Pinto - consultor sénior na Altice Labs - e Francesca Bria - conselheira sobre Internet do Futuro e Políticas de Inovação na Comissão Europeia e Diretora de Inovação Digital e Tecnologia em Barcelona.
No que diz respeito à sessão sobre Transformação Digital na Indústria, dele vão fazer parte os oradores: Ricardo Amaral - Diretor de Comunicação e CRM da Toyota -, João Oliveira - coordenador da agenda para a Indústria 4.0 do CITEVE, Centro Tecnológico Têxtil e Vestuário -, Luís Marinho Dias - Diretor Adjunto para a Inovação e Modernização -, Nuno Santos - CEO da operação portuguesa do grupo Gfi - e José Ávila e Sousa - Diretor Técnico do Grupo Preceram e com moderação por Luis Mira Amaral - ex-membro de 3 governos.
Na sessão sobre Competências do Futuro vão fazer parte Filipe Teles - pró-reitor na Universidade de Aveiro -, Vânia Neto - Western Europe Education Marketing Manager na Microsoft -, Rosalia Vargas - Presidente da Ciência Viva -, Alexandre Vale - Diretor de Unidade Industrial na The Navigator Company -, Margarida Lucas - investigadora na Universidade de Aveiro -, Domingos Guimarães - cofundador da Academia de Código - e Rüdiger Saur - Presidente da Bosch Termotecnologia.
Por fim, mas não menos importante, na sessão Made INAveiro vão participar Arlinda Duarte - Responsável do Gabinete Técnico da Sondar.i -, Cátia Oliveira - consultora e estratega na Altice Labs -, Miguel Conde - Head of Section na Ablynx, uma empresa Sanofi -, Jorge Humberto Amorim - investigador na SMHI, na Suécia -, Júlia Cavaz - gestora Customer Care, na Altice - e Sérgio Salústio - Direitor da área de produtos e serviços para tratamento de água na Bosch Termotecnologia.
Como vê, há sessões para todos os gostos com nomes de renome a nível internacional. Vindos de todas as partes, os oradores são uma das peças-chave que vão fazer destes dias tecnológicos um sucesso ainda maior.
Mas se há algo que merece destaque é a sessão 5G no dia 11 de outubro pelas 16h30, com a presença de oradores como Anders Kjellander - CEO do Umea Science Park e Chairman do Umea 5G -, Francisco Fontes - Gestor de Projeto na Altice Labs -, Niemi - Hugaerts - líder dos projetos na área da Internet das Coisas no Fórum Virium Helsinki, cidade de Helsínquia -, Jorge Pereira - membro do 5G Summit - e Luís Correia - professor no Instituto Superior Técnico, e com encerramento pelo Vice-Presidente da ANACOM João Miguel Coelho. Esta sessão vai permitir a partilha de conhecimento e das mais diferentes visões acerca do panorama atual do 5G, quer através de demonstrações de desenvolvimentos e de testes, quer na perspetiva das competências necessárias a este processo digital.
O 5G caracteriza-se por ser a próxima geração de comunicações móveis e traz imensas vantagens. Exemplo disso mesmo foi o simulacro realizado em setembro para demonstrar algumas das várias potencialidades das tecnologias 5G. Através de um simulacro de um acidente de viação, no qual as equipas de socorro usavam comunicações 5G, foi possível ter-se uma pequena demonstração em tempo real dos seus benefícios. O objetivo da demonstração, realizada pela Altice Portugal, era mostrar como será possível, no futuro, aumentar a eficácia dos mais variados serviços, através da tecnologia 5G.
Para além de tudo isto, resta então dizer que o Techdays será o primeiro evento em Portugal com cobertura 5G e com a demonstração de alguns protótipos, graças ao trabalho conjunto da Altice Labs, Ericsson e a Câmara Municipal de Aveiro. Desta forma, a cidade de Aveiro continua o seu processo de afirmação como a primeira cidade 5G em Portugal e uma das primeiras no sul da Europa.
Ficou interessado e quer saber ainda mais sobre o evento e o programa? Para isso, basta consultar o site da iniciativa.