Ouro atingiu um novo recorde no London Bullion Market, chegando aos 1.111,20 dólares a onça.
Corpo do artigo
O dólar voltou a desvalorizar, esta segunda-feira, face às outras divisas, caindo para 1,50 dólares por um euro, nomeadamente após os maus números do emprego revelados sexta-feira nos Estados Unidos.
A fraqueza do dólar incita os investidores a comprar ouro para preservar o valor do seu património e prevenir-se contra os receios de inflação a longo prazo.
"Observámos que os preços do ouro subiam e comprámos ouro de forma estratégica nos últimos meses, numa política de diversificação das nossas reservas", confirmou à agência noticiosa France Presse, o adjunto do banco central de Sri Lanka, Nandalal Weerasinghe, sem dar mais pormenores.
Uma fonte próxima do banco central confidenciou que estas compras de ouro eram destinadas a compensar a volatilidade do dólar e revelou que o montante comprado fora de cerca de 5,3 toneladas de ouro em Setembro.
Segunda-feira passada, a Índia anunciou que comprava 200 toneladas de ouro junto do Fundo Monetário Internacional (FMI), ou seja, a metade do total de 403,3 toneladas que prevê vender em vários anos para reforçar as suas finanças.