O presidente do PSD disse hoje, sexta-feira, na Golegã, que acredita na capacidade do país para ultrapassar a situação difícil que está a viver e saudou a "boa notícia" do crescimento do PIB no terceiro trimestre do ano.
Corpo do artigo
"O que é importante dizer ao país é que tenho muita confiança na competência que possamos vir a demonstrar enquanto país para ultrapassar esta situação", disse Pedro Passos Coelho, em visita à Feira da Golegã.
O líder social-democrata acrescentou acreditar que "está ainda nas mãos" do país a possibilidade de poder reagir "de acordo com a defesa dos interesses" de Portugal. "É isso que interessa nesta altura", afirmou.
Questionado sobre os dados do Instituto Nacional de Estatística sobre o crescimento económico, Passos Coelho disse que a notícia de crescimento do Produto Interno Bruto em 0,4 % no terceiro trimestre "é globalmente importante".
"Não podemos ter só más notícias. Ainda bem que há alguma boa notícia também", disse, defendendo que seja dada uma "imagem sustentada para o futuro dessa resposta da economia".
Segundo disse, será esse o empenho do partido durante a discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2011, ao procurar criar "todas as condições para o viabilizar" e para que o Governo possa "executar a política orçamental daqui para a frente".
Reagindo às declarações do governador do Banco de Portugal, que pediu transparência nas contas públicas, Passos Coelho disse esperar que a entidade que acordou com o Governo criar para dar mais credibilidade e confiança às contas públicas possa cumprir o seu papel.
"Espero que seja possível às instituições portuguesas darem do país uma visão mais segura, mais confiante e mais credível", afirmou.
No seu entender, é preciso "fazer tudo o que estiver ao alcance para que uma imagem de confiança e de credibilidade possa ser passada para o exterior" e que esta "não seja uma imagem falsa mas verdadeira".