Portugal com saldo positivo de mais três de milhões de euros entre exportações e importações
O excedente nas contas externas da economia portuguesa cresceu para 3727 milhões de euros entre janeiro e agosto, tendo o saldo entre exportações e importações sido positivo em 1163 milhões de euros, de acordo com o Banco de Portugal.
Corpo do artigo
No boletim estatístico hoje publicado, a instituição liderada por Carlos Costa dá conta que o saldo entre a importação e exportações de bens é ainda negativa em 4198 milhões de euros, ou seja, a economia gasta mais a importar bens do que ganha a exportá-los.
Já a balança de serviços é claramente positivo para a economia portuguesa, com um resultado de 6534 milhões de euros, que dá o maior contributo para o resultado da balança comercial nos primeiros oito meses do ano.
O resultado da balança comercial acaba por ser positivo em 1163 milhões de euros (incluindo nestas contas necessariamente outras componentes como a balança de rendimentos e as transferências correntes), sendo que no mesmo período de 2012 o resultado era negativo em 1728 milhões de euros.
Somando a balança de capital, o excedente externo da economia portuguesa entre janeiro e agosto atinge os 3727 milhões de euros, valor que compara com um outro também positivo - embora em valores bastante inferiores - registado no período de janeiro a agosto de 2012, que foi de 755 milhões de euros.