Entre março e junho, os portugueses fizeram 4,3 milhões de viagens, dentro e fora do país. Contas feitas, 20% das pessoas viajaram, um número que tem vindo a crescer. Escolheram sobretudo dormir em casa de pessoas conhecidas e deslocar-se de carro.
Corpo do artigo
As viagens para visitar a família e amigos diminuíram um pouco, mas continuam a ser a principal razão pela qual os portugueses fazem as malas e saem de casa (45%). Já o lazer e as férias continuam a ganhar terreno e respondem já por 40% das viagens, de acordo com dados relativos ao segundo trimestre deste ano, reveladas pelo Instituto Nacional de Estatística esta sexta-feira.
Na maior parte dos casos, as pessoas vão para fora cá dentro. Ou seja, Portugal é o destino de perto de nove em cada vez viagens, o que ajuda a explicar o facto de 80% das deslocações serem feitas por carro. Um décimo é feita por avião e o outro décimo pelos restantes meios de transporte (comboio, barco ou outros).
Entre quem vai para o estrangeiro, sobressaem as deslocações por razões profissionais. Neste caso, as viagens são quase sempre marcadas com antecipação e metade das pessoas já escolhe fazê-lo pela Internet.
O facto de a maioria das viagens ser feita para visitar família e amigos, dentro de Portugal, é uma das razões pelas quais 60% das pernoitas foram passadas em casa de pessoas conhecidas.