O preço do gasóleo deve descer cerca de um cêntimo e o da gasolina ficar inalterado na próxima semana, como reflexo da evolução das cotações nos mercados internacionais.
Corpo do artigo
Segundo adiantou à Lusa fonte do setor, a evolução das cotações dos dois combustíveis permite antecipar a manutenção do preço da gasolina, que nas duas últimas semanas baixou cerca de dez cêntimos, e uma quebra ligeira no preço do gasóleo.
De acordo com a Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), relativos a 2.632 postos no continente, o preço médio do gasóleo, segundo dados de quinta-feira, era de 1,454 euros por litro, enquanto a gasolina 95 se fixava em 1,585 euros/litro, três cêntimos acima do valor que era praticado no início do ano.
Nos primeiros dias de janeiro, o gasóleo custava em média 1,42 euros por litro, enquanto a gasolina 95 era comercializada a 1,555 euros por litro, segundo a mesma fonte.
O consumo de combustíveis rodoviários tem sido bastante afetado pelo contexto económico, tendo no mês de agosto recuado 9% em relação ao período homólogo, de acordo com os últimos dados divulgados.
"Com exceção do GPL Auto, que apresentou um crescimento no consumo de 8,1%, os outros combustíveis rodoviários apresentaram um agravamento na redução do consumo: as gasolinas com uma redução global de 9,2% e os gasóleos com uma redução de 9,3%", revela o último boletim da DGEG.