Preços do petróleo recuam com preocupações sobre queda na procura após terramoto no Japão
Os preços do petróleo estão hoje a recuar nos mercados internacionais, com preocupações de que o terramoto no Japão irá limitar a procura da terceira maior economia do mundo.
Corpo do artigo
Segundo a agência de informação financeira Bloomberg, pouco depois das 09:00, o Brent de Londres para entrega em Abril seguia a negociar nos 112,01 dólares o barril, numa queda de 1,83% face à sessão anterior.
Já o crude de Nova Iorque para entrega no mesmo prazo cedia 2,16% ao transaccionar abaixo dos 100 dólares por barril (99,00).
Segundo a Bloomberg, os preços do petróleo em Nova Iorque já caíram 6,1% em cinco dias de perdas, na mais longa série de derrotas em mais de um mês.
Depois do sismo de 11 de Março, o fecho de refinarias no Japão fez cair em 29% a capacidade de produção do país, de acordo com os cálculos da Bloomberg com base na Associação de Petróleo do Japão.
JX-Nippon Oil & Energy fechou as suas refinarias em Sendai, Kashima e Negishi. A Cosmo Oil encerrou as instalações em Chiba na sequência de incêndios nos tanques de armazenamento. A Kyokuto Petróleo Industries tem também as suas instalações fechadas em Ichihara, perto de Tóquio. A 11 de março, a TonenGeneral Sekiyu K.K. afirmou que suspendeu as grandes unidades de Kawasaki.
Os encerramentos afectaram cerca de 1,3 milhões de barris diários de capacidade, ou 29% da capacidade total do país.
O Japão consumiu 4,42 milhões de barris diários de petróleo em 2010, segundo dados de Fevereiro da Agência Internacional de Energia, enquanto que a China consumiu 9,39 milhões de barris e os Estados Unidos 19,25 milhões.
"Com o encerramento das fábricas e refinarias no Japão, podemos esperar que o preço do petróleo sofra um rombo", disse Ben Le Brun, analista da CMC Markets, sediada em Sydney, citado pela Bloomberg. "Não é bom para as suas perspectivas de crescimento a curto prazo", acrescentou.