O ministro das Finanças garantiu hoje, quarta-feira, que o programa de privatizações "está em curso" e, para além do BPN, espera ainda que avancem as privatizações na área da energia este ano, caso da Galp e EDP.
Corpo do artigo
"As privatizações irão seguir conforme planeado, o programa de privatizações está em curso, espero que ainda este ano, para além do processo do BPN, avancem as previstas no sector da energia, em particular da Galp e EDP", declarou Teixeira dos Santos perante os deputados da Comissão de Orçamento e Finanças.
Para além das privatizações, o ministro esclareceu que na falta de previsão de receitas oriundas das portagens a introduzir este ano das SCUT no Relatório de Orientação da Politica Orçamental (ROPO) "não há novidade" e que estas estão incluídas no Orçamento do Estado para 2010.
Teixeira dos Santos muniu-se do comunicado do Ministério das Finanças de 14 de Maio, dia seguinte ao anúncio do último pacote de austeridade, onde não existia valor previsto para as receitas das portagens nas SCUT em 2010.
"O quadro que está presente no ROPO não é mais do que está previsto neste quadro de 14 de Maio", afirmou, acrescentando que "o impacto já está previsto no Orçamento".